“Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1, 51).

Muitas curiosidades permeiam nossa mente acerca dos anjos, suas histórias, missão, e organização hierárquica.

Segundo a fé cristã, os anjos são entidades espirituais desprovidas de corpo material e gênero, criadas por Deus e sempre prontos a dar voz à sua Palavra.

A palavra “anjo” — do latim “ângelus”, e do grego, ángelos — significa “mensageiro”. Além de transmitirem as mensagens de Deus, eles teriam outras funções, como cuidar de nós, seres humanos. São os mensageiros de Deus, responsáveis por comunicar a fé. Comunicar vem do Latim communicare, “usar em comum, partilhar”, de communis, “comum”.

No dia 29 de setembro celebramos os 3 arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Os arcanjos são os encarregados de Deus para missões especiais, na hierarquia são os mais poderosos e de grande importância.  Eles nos inspiram e ensinam sobre a grandiosa missão de ser mensageiros do evangelho. Como comunicadores católicos, vejamos de que forma esses 3 arcanjos podem nos ajudar a compreender e bem cumprir o ofício de comunicar:

O primeiro dos arcanjos é Miguel, “Quem como Deus”. É o grande batalhador e vencedor do maligno e das forças do mal. Arcanjo Miguel com toda sua coragem e lealdade nos anima a não nos acomodarmos em nossa missão, perseverar com força, luz e graça no desafio de fazer dos meios de comunicação um ambiente onde impera a verdade absoluta, que é Cristo. Peçamos que grande São Miguel Arcanjo interceda por nós e nos ajude a combater as forças do demônio.

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” (Ap 12,7-8)

Arcanjo Gabriel: “A força de Deus”, ou, o grande comunicador de Deus, também conhecido como padroeiro dos comunicadores. “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas” (Lucas 1,19)

Designado a revelar os planos de Deus, ele foi o responsável por comunicar a Zacarias sobre o nascimento de João Batista. Foi ele quem visitou Maria para anunciar a Boa Nova, que é o nascimento de Jesus Cristo. Arcanjo Gabriel nos ensina que, primeiramente, é preciso estabelecer uma boa comunicação entre nós, para que assim, Deus nos comunique todo seu amor. Por intercessão de São Gabriel, que possamos ser sempre portadores da boa nova.

Arcanjo Rafael: “Deus cura”. É apresentado, sobretudo, no Livro de Tobias, no qual se operam curas extraordinárias. Foi também invocado durante as pandemias e doenças da humanidade. É conhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes, anjo da providência, que zela pela humanidade. Um detalhe importante a se notar é que Rafael é o único anjo que convive algum tempo com os homens. Onde São Rafael atua acontecem conversões e transformações, por esse motivo, peçamos sempre a intercessão de Santo Rafael, para a cura do corpo e da alma, e para que ele, protetor dos viajantes, sempre nos preceda na jornada da evangelização, nos guiando pelo caminho correto , e desviando do mal, como fez com Tobias.

De acordo com Dom Claudio Maria Celli, somos servidores e mensageiros de Cristo, e temos esta vocação como missão. O arcebispo lembrou que o termo “vocação” vai além do profissionalismo: é uma realidade que exige uma dimensão de interioridade e um caminho pessoal muito mais profundo, pois não podemos ser simplesmente “técnicos da comunicação”. ( Fonte: Vatican News)

Como os anjos, que sejamos verdadeiros mensageiros, mentores do evangelho, propagadores da boa nova, instrumentos de Deus. De forma física ou virtual, os meios digitais, tão presentes nesse tempo de distanciamento social, se fizeram válidos e perspicazes diante da nova realidade. Fazer bom uso do ambiente on-line para promoção dos valores cristãos e da evangelização desse universo digital, eis a nossa missão.

Santos Arcanjos de Deus, rogai por nós!

Por Marketing AD3 Comunicação

 

 

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

#curtir
Top