Já falamos desse assunto aqui, mas o conteúdo é extenso. Diariamente temos contato com as mais variadas cores, e certamente temos nossas preferências pessoais. Mas você sabia que elas têm um significado muito particular e despertam emoções, que, quando não são bem aplicadas podem causar sérios problemas?

 

A psicologia das cores é o estudo que explica como nosso cérebro entende e transforma as cores em sensações, influenciando os sentimentos e emoções, e por falar nisso, nem as próprias imagens mexem tanto com as emoções quanto as cores. É aplicada nos mais diferentes âmbitos, mas hoje falaremos da sua aplicabilidade na comunicação e no marketing digital.

O estudo tem importante papel para os designers desde a construção da identidade visual de uma marca até o layout de um site. Estando intimamente relacionada à arte de comunicar sentimentos e despertar reações variadas, impactando diretamente as ações do público consumidor, a técnica deve ser também explorada pelos profissionais do marketing.

 

De acordo com a Neil Patel do Quick Sprout, 93% dos consumidores consideram que o “visual” é o que mais influencia na decisão final da compra. Entendeu a importância do conhecimento e aplicação correta das cores na comunicação de uma marca? Um único erro com relação a cor errada em seu produto ou projeto pode ser o responsável por um inevitável fracasso. Assim sendo, vemos como as cores podem despertar tanto reações positivas quanto negativas, e é aqui que o estudo da psicologia das cores aparece para dar o norte quanto a “emoção correta” que seu produto ou serviço deseja despertar no público.

 

Temos hoje diversos sites que auxiliam profissionais a desenvolver uma boa paleta de cores, bem como o uso assertivo do contraste, como é o caso da Adobe Kuler. É muito importante ter claro o objetivo daquilo que se deseja comunicar, dentro de um planejamento de marketing previamente elaborado. Vamos entender de que forma as emoções se relacionam com cada cor?

 

VERMELHO: Poderosa, estimulante, intensa. Muitas vezes ligada à urgência e ao estímulo do apetite, vemos em marcas como: Burguer King, Coca Cola.

 

LARANJA: Cor quente, transmite entusiasmo, alegria. No marketing está veiculada à criatividade e comumente é usada por marcas de alimentos como Fanta.

 

AMARELO: Entre os tons quentes, é a mais brilhante. Remete à felicidade e energia. Muito aplicada à comunicação, mas principalmente por ser uma cor estimulante, assim como o vermelho, é muito usada por grandes marcas da indústria alimentícia como McDonald’s e Subway.

 

VERDE: Remete à natureza, equilíbrio, frescor. Bastante utilizado no setor de saúde como hospitais por transferir calma aos pacientes. Utilizada por fisioterapeutas, psicólogos entre outros, o verde aparece também no setor de alimentos naturais e questões ambientais.

 

AZUL: Assim como o verde é uma cor fria. Ligada à segurança, confiança e também ao equilíbrio. Em sua variação mais clara, é utilizada em produtos de higiene e em sua variação mais escura é muito aplicada em ambientes corporativos. No marketing também remete ao estímulo da criatividade e vemos com frequência atribuída à tecnologia. Lembrando que as cores têm muitas nuances e variações e cada uma delas pode despertar diferentes emoções. Podemos ver a aplicação do azul nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.

 

ROXO OU VIOLETA: Associada com calma, sabedoria e espiritualidade, estimula a imaginação. Bastante usada no setor de bem-estar, beleza e na indústria cosmética, pela relação com a nobreza e riqueza.

 

O estudo das cores é muito amplo e pode refletir até mesmo na percepção do consumir quanto ao preço dos produtos e serviços. É possível se aprofundar nesse vasto e interessante assunto e é fundamental estudar e entender o significado de cada cor antes da sua aplicação nas mídias sociais, vídeos, e-commerces e blogs (podem ter direcionamentos diferentes). Se esse assunto te ajudou de alguma forma, compartilhe para que possa ser útil para mais pessoas.

Por Marketing AD3 Comunicação

Referências: Rock Content, Sem Rush, Neil Patel

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