Você sabia que agosto é o mês das vocações? A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica.

Normalmente a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus.

É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei. (Fonte: Canção Nova)

Confira abaixo a agenda do mês de agosto com as principais datas cívicas e santos do mês. O calendário litúrgico é uma rica fonte de inspirações e ideias para produção de conteúdo para paróquias, instituições religiosas, santuários, etc. Confira!

DATAS CÍVICAS:

1/8 – Dia nacional do selo, Dia nacional dos portadores de vitiligo, Dia do cerealista e Dia mundial da amamentação

4/8 – Dia do padre

5/8 – Dia nacional da saúde e Dia nacional da farmácia

6/8 – Dia nacional dos profissionais da educação

7/8 – Dia nacional do documentário brasileiro

8/8 – Dia nacional de combate ao colesterol

9/8– Dia internacional dos povos indígenas e Dia nacional da equoterapia

10/8 – Dia da solidariedade cristã

11/8 – Dia da televisão, Dia do advogado, Dia do magistrado, Dia do estudante e Dia do garçom

12/8 – Dia mundial da juventude, Dia nacional das artes, Dia nacional dos direitos humanos

13/8 – Dia do economista e Dia do canhoto

14/8 – Dia do cardiologista, Dia da unidade humana e Dia dos pais (2.º domingo de agosto)

31/8 – Dia do Catequista

SANTOS DO MÊS DE AGOSTO
18º a 22º Semana do Tempo Comum – Cor: verde

1/8 – Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (†1787).
Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

 2/8 – Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371).
São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868).
Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.

3/8 – São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

4/8  – São João Maria Vianney, presbítero (†1859).
Santo Eufrônio, Bispo (†573). Participou de vários concílios, restaurou e construiu santuários em Tours, cidade da qual foi Bispo, e promoveu a veneração da Santa Cruz.

5/8 – Santa Nona, leiga (†374).  Mãe de São Gregório Nazianzeno, de Santa Gorgonia e de São Cesário. Converteu seu esposo São Gregório, o velho.

6/8 – Beato Tadeu Dulny, mártir (†1942). Seminarista polonês preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

7/8 – São Sisto II, Papa, e companheiros, mártires (†258).
São Caetano de Tiene, presbítero (†1547).
Beato Nicolau Postgate, presbítero e mártir (†1679). Enforcado durante o reinado de Carlos II da Inglaterra, em York, por ser sacerdote.

8/8 – São Domingos de Gusmão, presbítero (†1221).
Santa Maria da Cruz MacKillop, virgem (†1909). Fundadora da Congregação das Irmãs de São José e do Sagrado Coração de Jesus. Faleceu em Sidney, Austrália, após múltiplas dificuldades e graves enfermidades.

9/8 – Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir (†1942).
Beato Cláudio Richard, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote beneditino encarcerado em Rochefort durante a Revolução Francesa, morreu vítima de doença aí contraída.

10/8 – São Lourenço, diácono e mártir (†258).
Beato João Martorell Soria, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote salesiano submetido a torturas e assassinado em Valência Espanha.

11/8 – Santa Clara de Assis, virgem (†1253).
São Gaugérico de Cambrai, Bispo (†cerca de 625). Por 39 anos exerceu seu episcopado em Cambrai, França. Construiu uma capela, berço da cidade de Bruxelas e realizou numerosos milagres.

12/8 – Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa (†1641).
Beato Inocêncio XI, Papa (†1689). Após impor severas normas aos Bispos, dando ele mesmo exemplo de virtude e austeridade, empreendeu uma grande obra de moralização dos costumes.

15/8 –  Assunção de Nossa Senhora

 24/8 – São Bartolomeu, Apóstolo. Segundo a tradição, morreu decapitado na Índia.
Santa Emília de Vialar, virgem (†1856). Fundou em Gaillac, França, a Congregação das Irmãs de São José da Aparição, para assistência aos doentes e pobres.

25/8 – São Luís, Rei de França (†1270).
São José de Calasanz, presbítero (†1648).
São Menas de Constantinopla, Bispo (†552). Como Patriarca de Constantinopla, esforçou-se por reparar os danos causados pelos monofisitas e restabelecer a paz religiosa no Oriente.

26/8 – Santa Joana Bichier des Ages, virgem (†1838). Fundou em Maillé, França, a Congregação das Filhas da Cruz, para instrução de crianças pobres e assistência aos enfermos.

 27/8 – Santa Mônica (†387).
Beato Ângelo Conti, presbítero (†1312). Sacerdote da Ordem dos Ermitãos de Santo Agostinho, falecido em Foligno, Itália, destacou-se por sua paciência diante das ofensas.

28/8 – Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja (†430).
Beato Junípero Serra, presbítero (†1784). Missionário franciscano, apóstolo da Califórnia, onde fundou nove comunidades que deram origem a grandes cidades, entre estas Los Angeles, São Francisco e San Diego.

29/8 – Beata Sancha Szymkowiak, virgem (†1942). Religiosa da Congregação das Filhas da Bem-Aventurada Virgem das Dores, que se dedicou à assistência aos prisioneiros de guerra em Pozna, Polônia.

30/8 – Beata Maria Rafols, virgem (†1853). Dirigiu com ânimo, em meio a muitas dificuldades, a Congregação das Irmãs da Caridade de Sant’Ana, por ela fundada em Saragoça, Espanha.

31/8 – São Raimundo Nonato, religioso (†cerca de 1240). Um dos primeiros companheiros de São Pedro Nolasco na Ordem dos Mercedários, morreu a caminho de Roma, onde ia receber o barrete cardinalício.

 

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

#curtir
Top