Alex Periscinoto – o papa da propaganda, em 1977 fez uma célebre e antológica conferência na CNBB, onde dizia que a mais antiga das profissões é a publicidade ou marketing. Afirmou ainda que as principais ferramentas de comunicação usadas até hoje foram inventadas pela Igreja Católica. Entenda:

Sino: Primeiro veículo de comunicação em massa inventado até hoje. Suas batidas atingiam até 90% das casas das aldeias. Sua mensagem era transmitida com tal eficiência surpreendente até nos dias de hoje.

Torre da Igreja: o display foi criado para destacar determinada informação. Enquanto os telhados das aldeias eram baixos, foram construídas as igrejas com telhado 5x mais elevados, de forma que esse display fosse visto logo na entrada daquele local.

Cruz: o mais perfeito logotipo criado até hoje, sempre localizado no alto do display, onde era possível identificar que ali não só havia uma igreja, mas que aquela igreja pertence a uma religião, uma marca. a IGREJA CATÓLICA.

Confessionário: Um santo departamento de pesquisa! Muito utilizada no marketing, a pesquisa é necessária para reconhecer as reais necessidades do público alvo (fiéis), bem como entender seu comportamento. Dessa forma, o padre podia de forma muito verdadeira, reconhecer os problemas e necessidades de cada fiel.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Mc 16,15-20

O termo propaganda deriva do latim propagare, ou seja, “difundir”. Quem melhor tem difundido e propagado a mensagem do evangelho ao longo de mais de 2 mil anos de história?

 

Fonte: A Igreja e a propaganda – Revista Marketing Católico – edicão 14
Escrito por :Dom Fernando Arêas Rifan
Adaptado por: Marketing AD3 Comunicação

 

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

#curtir
Top