Não somos mais os mesmos, é certa a mudança de comportamento que o consumidor vem sofrendo com a pandemia que já se estende por meses.

O país que já era o segundo maior consumidor de aplicativos do mundo hoje integra uma grande fatia no mercado de tecnologia. Nos últimos dois anos, o Brasil cresceu 55% em número de instalações de aplicativos.
( Fonte: Olhar Digital, 2020)

O isolamento social contribuiu para esse aumento de consumo de tecnologia, mais especificamente com a instalação de novos aplicativos que surgem numa velocidade inimaginável. O crescimento se deve também ao aumento de números de smartphones entre os brasileiros. O aumento do delivery, streaming, e serviços financeiros 100% on-line traçam as características comportamentais do usuário, que devido ao risco do contágio do vírus, sai cada vez menos de casa e faz cada vez mais uso de serviços via mobile.

Mas será que esse perfil é somente um reflexo da pandemia ou consolida as características do novo consumidor brasileiro?

Diversos setores da economia estão em busca de disputar a atenção desse novo consumidor, tamanho potencial desse mercado nacional tem chamado a atenção de muitos investidores globais.

Não podemos negar que estar inserido no universo digital é vital para a comunicação de qualquer negócio, mas alguns cuidados devem ser levados em conta. Antes de pensar em contratar um desenvolvedor para seu projeto, conheça seu público alvo, pesquise e tenha uma estratégia em mente ( e no projeto) , para que os objetivos sejam alcançados e a experiência seja excelente.

Quer mais motivos para pensar em ter o próprio App da sua empresa ou instituição? Confira 7:

  1. Números: Com 230 milhões de celulares conectados em 2019 (mais de um smartphone por habitante), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil se destaca como o segundo maior mercado de apps do mundo. Outro dado importante: 78% dos brasileiros preferem pagamentos pelo smartphone, indicando um futuro cada vez mais móvel.
  2. Conexão com público: certamente você já leu e ouviu sobre a importância do engajamento com o público alvo. Entender suas necessidades e oferecer soluções para suas dores são a chave da interação bem-sucedida. Se o público se conecta com sua marca, certamente ficará animado com o lançamento do seu novo aplicativo.
  3. Seu próprio ambiente digital: com o aplicativo próprio a marca tem a comunicação estreitada com o público, enviando notificações de push que são mensagens direcionadas e precisas, como eventos, promoções e novidades, onde diferente das redes sociais, você tem certeza que o usuário receberá a mensagem e possivelmente isso determinará alguma ação.
  4. Pagamento online em ambiente seguro: é possível integrar uma gateway de pagamento, no caso de instituições religiosas há a possibilidade de doação on-line direto pelo app. Nesse ambiente, o usuário se sentirá mais seguro ao fazer transações bancárias.
  5. Integração: é possível que seu aplicativo tenha integração com o site, dessa forma a customização e abastecimento de conteúdo da plataforma se torna mais simples e prática.
  6. Record de instalações: De acordo com pesquisa o volume de instalações de apps é grande e frequente: 38% disseram ter instalado um aplicativo nas últimas 24 horas, enquanto 50% instalaram apps no último mês. Em contrapartida, o brasileiro desinstala apps com a mesma facilidade. 36% desinstalaram um aplicativo no último dia (Global App Trends de 2019, divulgado pela Adjust). Por isso a necessidade da pesquisa e conhecimento do público em questão, para que o conteúdo do app não caia na mesmice e assim que o usuário tenha uma boa experiência.
  7. Retorno sob o investimento: Segundo o AppsFlyer, o Brasil foi responsável por mais da metade dos gastos (entre os países da América Latina) com anúncios de instalação de aplicativos em 2019. Apesar do alto valor pago, os anunciantes estão vendo retorno: 60% das instalações de aplicativos foram resultados de campanhas publicitárias. ( Fonte: Olhar Digital, 2020)

Não importa qual seja o seu nicho de mercado, pesquise, planeje e coloque em prática suas ações, escolha uma empresa capacitada para realização do seu projeto. Precisa de ajuda? Fale conosco!

Por Marketing AD3 Comunicação

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

#curtir
Top